Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Canal para receber denúncias foi oficializado ontem, durante o Diálogos Eleitorais
Santa Maria sediou hoje, no Park Hotel Morotin, o quarto encontro da série Diálogos Eleitorais, evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), em parceria com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). O objetivo da reunião foi alertar jornalistas e veículos de comunicação em relação às regras que precisam ser cumpridas durante o período eleitoral. Mais de cem pessoas participaram do evento.
Senado aprova fim de cobrança na escolha de assento em avião
Um dos assuntos mais debatidos do encontro foram as fake news - notícias falsas que acabam se espalhando de pessoa para pessoa por meio das redes sociais. Para tentar coibir o impacto negativo que isso causa nas eleições, o TRE-RS, seguindo uma tendência nacional, lançou uma ouvidoria virtual. Por meio da ferramenta, eleitores podem fazer críticas, sugestões e denúncias, tanto em relação a fake news quanto a alguma propaganda irregular de algum candidato, por exemplo.
O presidente do TRE-RS, Jorge Luís Dall'Agnol, disse que a ouvidoria estará funcionando pela primeira vez em um pleito. Além disso, espera que a ferramenta seja um instrumento para coibir os autores e disseminadores de notícias falsas na internet.
- As fake news nos incomodam, mas o tribunal criou esse mecanismo para que a população possa denunciar as notícias falsas e seus autores, para que eles possam ser responsabilizados eleitoralmente, civil e criminalmente por isso - diz.
Quem são os candidatos a Presidência e ao governo do Estado e seus vices
A ouvidoria pode ser acessada pelo site do TRE (veja abaixo). Para fazer uma denúncia, o usuário precisa informar o nome, e-mail, assunto, município e o número de um documento. As respostas, posteriormente, serão enviadas por e-mail ao usuário.
O ouvidor do TRE-RS, juiz Luciano André Losekann, afirma que a ouvidoria é uma importante ferramenta para tentar diminuir a circulação de notícias falsas pela internet.
- Estamos trabalhando muito em relação a fake news, em alertar o eleitor da necessidade de conferir as notícias que recebem. E não são só notícias, mas também vídeos e áudios que circulam com conteúdo mentiroso. As pessoas acham que é verdade e acabam compartilhando - afirma o representante do TRE.
Veja a lista de 64 ruas que devem receber asfalto novo se a prefeitura conseguir empréstimo
Apesar de notícias falsas circularem a todo o momento, conferir se elas são realmente verdadeiras não é tão difícil quanto parece. O juiz Losekann dá algumas dicas de como se proteger dos boatos virtuais:
- Nós temos vários sites de consulta, sites confiáveis onde a pessoa pode verificar a informação. Não se pode acreditar em sites sensacionalistas. Outro ponto muito comum das fake news são os erros de português, o cidadão precisa estar atento a isto.
COMO DENUNCIAR
- A ouvidoria pode ser acessada pelo site do TRE-RS
- Para enviar uma mensagem, o usuário precisa informar nome, e-mail, assunto, município e o número de um documento válido.
- A reposta do Tribunal será via e-mail
- Todas as denúncias são sigilosas
- Com a ouvidoria, o órgão pretende mapear as fake news e, além disso, punir os autores e disseminadores das notícias eleitoralmente, civil e criminalmente